Os programas

PROGRAMAS DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE

O Núcleo de Pesquisas em Novas Arquiteturas Pedagógicas (NAP) e a Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo têm a satisfação de criar estes programas de desenvolvimento profissional docente, realizado por meio da parceria com o Instituto iungo e o Instituto Eurofarma. São duas iniciativas complementares: os cursos Repensando o Currículo, e os cursos ATIVAR! metodologias ativas por Whatsapp.

 

Estes programas tem como objeto o desenvolvimento de Cursos de formação docente, oferecidos gratuita e simultaneamente para professores da Educação Básica de escolas de todo o país, em modalidade a distância. O foco são docentes dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio.

 

Oferecidos durante 10 semanas, os cursos do Programa Repensando o Currículo (RC) são de Atualização Universitária e certificados pela Universidade de São Paulo, com carga horária de 120 horas cada. Os cursos do Programa ATIVAR! são de extensão universitária, certificados pelo NAP-USP e Instituto Iungo, com 40 horas durante as mesmas 10 semanas letivas.

 

As temáticas dos cursos nas duas modalidades, são:

1) As linguagens nas práticas educativas (RC e Ativar!)

2) Ciências (RC e Ativar!)

3) Humanidades (RC e Ativar!)

4) Projetos de vida e cidadania (RC)

5) Projetos de vida e o Bom professor (Ativar!)

6) Novas arquiteturas pedagógicas (Ativar!)

 

Leia os Manuais de Orientação e Funcionamento dos cursos Repensando o Currículo e ATIVAR! antes de se inscrever em qualquer um deles. Nos documentos citados você poderá conhecer a dinâmica das aulas, os critérios e formas de avaliação, e as condições de certificação para cada um dos programas.

 

Manuais de Orientação e Funcionamento

Romper com o modo tradicional ainda prevalente de formar professores no Brasil é uma condição necessária para se conseguir que as inovações do mundo contemporâneo sejam absorvidas nos espaços educativos. Sob esta premissa, os cursos “Repensando o currículo” e ATIVAR! buscam apontar caminhos inovadores para a formação de professores, baseado em princípios como o construtivismo, o construcionismo, o aprender fazendo, e o trabalho colaborativo e cooperativo calcado em conhecimentos inter, multi e transdisciplinares. Pretende-se, com isso, promover uma postura educacional crítica, ativa e emancipadora capaz de apoiar os docentes e as escolas no seu trabalho pedagógico e na consciência de seus papéis junto aos estudantes.



Coordenação geral dos programas

Prof. Dr. Ulisses F. Araujo (EACH/USP) e Profa. Dra. Valéria Arantes (FE/USP)

Supervisão dos programas

Prof. Msc. Patrick Marinho Duarte